<$BlogRSDUrl$>

4.6.04

Morre Ghiaurov 

Búlgaro, nasceu em 1929, 13 de Setembro, em Velingrad (ou Welingrad), morreu aos 74 anos. Desaparece assim o "baixo para as óperas de Verdi" segundo palavras de Carlo Bergonzi o famoso tenor.
Notícia 1 (alemão) , notícia 2 (inglês).
Uma pneumonia com enfraquecimento respiratório deu origem à paragem cardíaca do grande cantor numa clínica de Modena, cidade onde residia, foi no dia 1 de Junho.
O funeral será em Modena no próximo sábado.

Não vale a pena dizer muito sobre este cantor, não vale a pena estar com teorias e relembrar óperas, datas, estreias, recusas. Afinal toda a gente sabe quem Ghiaurov é e o que fez. A única coisa que vale a pena é sentir um pouco o luto, sentir a lembrança, é continuar a escutar sempre que possível a voz deste cantor eterno.

Não mais o poderemos escutar no D. Carlos ou na Tosca, mas poderemos escutá-lo sempre na lembrança. Mais um dos grande vultos do século vinte sai de cena neste início de século sem que se veja quem o poderá substituir. Falta a profundidade deste baixo ao nosso tempo, falta profundidade ao nosso mundo. A sua voz deslumbrante, mesmo quando falava, faz uma falta tão grande como a do canto dos pássaros na Primavera... Olho lá para fora e sinto que o mundo está mais triste.

O seu filho Nicolai seguiu-lhe os passos na música e é hoje em dia um maestro muito promissor.



Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?