8.6.04
Matemáticos
Conheci ontem um matemático. Os matemáticos são por norma pouco expansivos. Têm dificuldade em saltar dos números para a vida. Mas este matemático está a fazer um doutoramento em pedagogia da matemática e gosta de ensinar, indiferentemente, alunos de faculdade ou de liceu. E gosta de trocar por miúdos a teoria de Euclídes, de Pitágoras ou de Sharkovsky. E garante-me que não existe efeito borboleta, quando muito um efeito dominó porque uma vez accionado um mecanismo logo se accionam as devidas compensações, pelo que é difícil que uma acção desencadeie reacções até ao infinito.
Pois este matemático é madeirense. E começou a trabalhar aos sete anos. Na indústria de vimes do pai que antes do 25 de Abril empregava mais de cem pessoas e a numerosa família e que hoje está em extinção. Foi aí que aprendeu a separar os vimes para as mulheres da casa entrançarem e tinha que os agrupar em feixes de 20 e tinha que ir à loja com o dinheiro contado para não ter que carregar com trocos. Pelo que tinha que calcular a quantia exacta da despesa. É assim que os talentos surgem. Com uma semente e um contexto que a faz germinar. E o fermento da capacidade de trabalho. Só a partir pedra, a cumprir horários das 9 às 17h, a cumprir rotinas e a ter vidas que outros achariam monótonas, se pode alcançar um movimento de clarividência, de fulgor, de iluminação.
Do tédio, da disciplina nasce a obra de arte, a invenção, a descoberta, o que faz mudar a vida dos homens, o clarão na noite escura.
Clara
Pois este matemático é madeirense. E começou a trabalhar aos sete anos. Na indústria de vimes do pai que antes do 25 de Abril empregava mais de cem pessoas e a numerosa família e que hoje está em extinção. Foi aí que aprendeu a separar os vimes para as mulheres da casa entrançarem e tinha que os agrupar em feixes de 20 e tinha que ir à loja com o dinheiro contado para não ter que carregar com trocos. Pelo que tinha que calcular a quantia exacta da despesa. É assim que os talentos surgem. Com uma semente e um contexto que a faz germinar. E o fermento da capacidade de trabalho. Só a partir pedra, a cumprir horários das 9 às 17h, a cumprir rotinas e a ter vidas que outros achariam monótonas, se pode alcançar um movimento de clarividência, de fulgor, de iluminação.
Do tédio, da disciplina nasce a obra de arte, a invenção, a descoberta, o que faz mudar a vida dos homens, o clarão na noite escura.
Clara
Arquivos
- 11/03
- 03/04
- 04/04
- 05/04
- 06/04
- 07/04
- 08/04
- 09/04
- 10/04
- 11/04
- 12/04
- 01/05
- 02/05
- 03/05
- 04/05
- 05/05
- 06/05
- 07/05
- 08/05
- 09/05
- 10/05
- 11/05
- 12/05
- 01/06
- 02/06
- 03/06
- 04/06
- 05/06
- 06/06
- 07/06
- 08/06
- 09/06
- 10/06
- 11/06
- 12/06
- 01/07
- 02/07
- 03/07
- 04/07
- 05/07
- 06/07
- 07/07
- 09/07
- 10/07
- 11/07
- 12/07
- 01/08
- 02/08
- 03/08
- 04/08
- 05/08
- 06/08
- 07/08
- 09/08
- 10/08
- 12/08
- 01/09
- 02/09
- 03/09
- 04/09
- 07/09
- 11/09
- 02/10
- 03/10
- 03/11
- 04/11
- 05/11
- 06/11
- 09/12
- 05/13
- 06/13
- 07/13
- 08/13
- 09/13
- 10/13
- 11/13
- 12/13
- 01/14
- 02/14
- 03/14
- 04/14
- 05/14
- 06/14
- 07/14
- 09/14
- 01/15
- 05/15
- 09/15
- 10/15
- 03/16