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9.6.04

Goa 


Odalisca de Boucher

E o Grão Mongol é o título de uma exposição que inaugurou ontem na Gulbenkian. Graças ao Império Otomano e ao Imperador Akbar que, à semelhança do sultão Shariar das Mil e Uma Noites, se deliciava com literatura lida em voz alta, além de música, arquitectura, mulheres, beleza e vinho, podemos apreciar uma boa amostra de iluminuras de 1500 a 1600, guaches em admirável estado de conservação, minuciosas, coloridas, muitas sobre folha de ouro e nas quais Akbar aparece dissolvido no meio da multidão. Deixo os orientais retratados em movimento, festa, música e dois passos mais à frente deparo-me com os nossos vice-reis, nomes ilustres, carantonhas rígidas, meio-mortas, todas iguais. Mais à frente, fico a saber que o Grão Vizir não resistiu a copiar o retrato pessoal, decalcar Visitações e Anunciações em tons mais escuros e a atribuir um preço exagerado às vestimentas e objectos que cobiçava aos portugueses.
Não faltam os riquíssimos contadores, com pacientes desenhos de homens com saias montados em elefantes, uma cama em laca, tapeçarias, Cristos, Virgens, Santos vários e Jesuítas, cafrealizados com a devida patine. Preciosas esculturas em marfim e Bíblias que se lêem detrás para a frente, obra de pacientes missionários. E se não me engano até as impressões de Afonso de Albuquerque se podem ler às avessas. Azulejos em tons azulados e motivos abstractos como manda o cânone muçulmano, a adornarem conventos ilustrados em maquete. Goa. O que foi e o que permanece. A não perder.

Clara


Odalisca de Ingres

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