<$BlogRSDUrl$>

19.6.04

Festival de Sintra 

Sem relativização alguma: Vasco Wellenkamp é absolutamente brilhante, já o provou inúmeras vezes, agora como director do Festival de Sintra, na parte do bailado, consegue uma programação deslumbrante. Ontem Nederlands Dans Theater, um espectáculo de bailado por uma companhia de topo a nível mundial. Repete hoje, sábado, no Centro Cultural Olga Cadaval. Uma companhia que esgotaria salas pelo mundo fora, que tem listas de espera para os seus espectáculos de anos, ontem às 21h30, tinha meia casa enquanto os futebóis esgotam. Triste país este de bandeira a meia haste, onde constantemente se ouvem lamúrias relativamente à inexistência de iniciativas culturais. A verdade é que não foi apenas ontem. Por todo o país, cidades que organizam festivais de música e de dança têm muitas vezes as salas às moscas. Será falta de divulgação, será porque é demasiado barato e o povo julga que é sinónimo de má qualidade. Não dá para perceber. Podem-nos dizer que é a crise, a falta de dinheiro... mas dificilmente acreditaremos quando vemos os estádios de futebol cheios com bilhetes a preços exorbitantes e bares por Lisboa fora a abarrotar de gente de copos na mão.

Deixem-se de histórias, aproveitemos a qualidade que estes Festivais oferecem. E os músicos, cantores e bailarinos portugueses onde andam? Porque não ajudam a divulgar esta belíssima programação, porque é que não ajudam a encher as salas... porque é que não aprendem com os outros? Estranho, não?! Ai, espera... estariam a trabalhar!?

Os tais músicos portugueses que nunca aparecem em concertos a não ser quando tocam.

Recomendamos fortemente este espectáculo de bailado, hoje no Centro cultural Olga Cadaval, do melhor que vimos em termos de bailado, em todo o mundo. Ainda há bilhetes, infelizmente, corra a Sintra e não perca uma noite fantástica de bailado contemporâneo.

Toda a programação do Festival é de grande qualidade. Mesmo o quinteto do Burmester, Saiote e companhia, se estudarem, se melhorarem relativamente a concertos anteriores, pode não ser tão mau como M.P. relatou aquando do Festival de Leiria.

Festival de Sintra

H.S. com S.B.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?