<$BlogRSDUrl$>

30.6.04

A democracia e o povo 

A democracia é um sistema politicamente correcto hoje, do género Fumar mata ou Neste clube é proibido mandar bocas aos gays.

Enfim, temos de viver com o sistema, melhor parece não haver, mas não se exagere, eleições todos os dois anos? Só porque não se gosta do Santana Lopes. Esperem? Santana Lopes? Não existe um presidente? Anda a fingir que ouve uns e outros? Foi eleito para quê? Para passar uns dias a criar instabilidade a fingir que está a formar uma opinião que já está formada. Um presidente com discernimento nunca aceitaria um incapaz para primeiro ministro, óbvio. Será que um conselho nacional de um partido tem mais legitimidade do que um presidente para escolher um primeiro ministro? Confuso? A Constituição apenas diz que a dissolução do Parlamento é um dos poderes do Presidente, e que o pode usar depois de ouvido o Conselho de Estado. Ponto. Logo a solução é simples: se o PSD apresentar um incapaz, como o Santana Lopes, eleições. Se apresentar um rapaz inteligente e capaz, tipo Marcelo Rebelo de Sousa, poupem-se as eleições e feche-se o ciclo para o qual as últimas eleições serviram. Se Sampaio é um presidente com discernimento e coragem para impor esse tipo de decisão? Não o creio, mas... Democracia? Sim, politicamente correcta, mas dando sempre soluções erradas, a pior delas é o presidente que temos. O povo a votar? Mas se foi esse povo que votou no presidente que não vai convocar eleições e deixar um incapaz como primeiro ministro. Confuso? Nem por isso, viva a democracia e que o povo vote, erra sempre de forma politicamente correcta, tipo: "Fumar mata". Mas o povo continua a fumar. Ou não fuma? Confuso?

Se andam felizes aos gritos em frente do Palácio, os rapazes convocados pelos blogues, é deixá-los. Mas o fracasso dessas manifestações, até agora, significa duas coisas: o PCP não está por detrás da organização, a blogosfera é muito pequena.


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?