29.5.04
Óperas de Verdi a propósito de Stiffelio - estreada em 1850 a 16ª ópera de Verdi
Oberto Conte di San Bonifacio
(17.11.1839 Teatro alla Scala, Milão), Temistocle Solera.
Un Giorno di Regno
(5.9.1840 Teatro alla Scala, Milão) Melodramma giocoso em 2 actos, Felice Romani, a partir de Alexandre Vincent Pineu-Duval.
Nabucodonosor
(9.3.1842 Teatro alla Scala, Milão), Temistocle Solera, baseado na peça de Anicet-Bourgeois e Francis Cornue.
I Lombardi alla Prima Crociata
(11.2.1843 Teatro alla Scala, Milão), 4 actos, Temistocle Solera, baseado no poema de Tommaso Grossi.
Ernani
(9.3.1844 Teatro la Fenice, Veneza) 4 actos, Francesco Maria Piave, a partir de Hernani de Victor Hugo.
I Due Foscari
(3.11.1844 Teatro Argentina, Roma) 3 actos, Francesco Maria Piave, a partir de Lord Byron.
Giovanna d'Arco
(15.2.1845 Teatro alla Scala, Milão) prólogo e 3 actos, Temistocle Solera, a partir de Schiller, Die Jungfrau von Orleans.
Alzira
(12.8.1845 Teatro San Carlo, Nápoles) prólogo e 2 actos, Salvatore Cammarano, a partir de Voltaire's, a tragédia "Alzire, ou les Américains".
Attila
(17.3.1846 Teatro la Fenice, Veneza) prólogo e 3 actos, Temistocle Solera (e Francesco Maria Piave), a partir de Attila, König der Hunnen de Zacharias Werner.
Macbeth
(14.3.1847 Teatro della Pergola, Florença) 4 actos, Francesco Maria Piave, Shakespeare.
I Masnadieri
(22.7.1847 Her Majesty's Theatre, Londres) 4 actos, Andrea Maffei, do drama de Schiller: Die Räuber.
Jérusalem (rev. de I Lombardi)
(26.11.1847 Académie Royale de Musique, Paris) 4 actos, Alphonse Royer e Gustave Vaëz.
Il Corsaro
(25.10.1848 Teatro Grande, Trieste) 3 actos, Francesco Maria Piave, a partir do poema de Lord Byron.
La Battaglia di Legnano
(27.1.1849 Teatro Argentina, Roma) 4 actos, Salvatore Cammarano, a partir de Joseph Méry.
Luisa Miller
(8.12.1849 Teatro San Carlo, Nápoles) 3 actos, Salvatore Cammarano, baseado em Schiller: Kabale und Liebe.
Stiffelio
(16.11.1850 Teatro Grande, Trieste) 3 actos, Francesco Maria Piave, segundo a peça "Le Pasteur, ou L'Évangile et le Foyer" de Émile Souvestre e Eugène Bourgeois.
Rigoletto
(11.3.1850 Teatro la Fenice, Veneza) 3 actos, Francesco Maria Piave, segundo o drama Le "Roi s'amuse" de Victor Hugo.
Il Trovatore
(19.1.1853 Teatro Apollo, Roma) 4 actos, Salvatore Cammarano (e Leone Emanuele Bardare), peça "El Trovador" por Antonio García Gutiérrez.
La Traviata
(6.3.1853 Teatro la Fenice, Veneza) 4 partes, Francesco Maria Piave, "La Dame aux camélias" por Alexandre Dumas fils.
Les Vêpres Siciliennes
(13.6.1855 Académie Impériale de Musique, Paris) 5 actos, Augustin Eugène Scribe e Charles Duveyrier.
Giovanna de Guzman (I vespri siciliani)
(26.12.1855 Teatro Regio, Parma - Scribe e Eugenio Caimi)
Simon Boccanegra
(12.3.1857 Teatro la Fenice, Veneza) prólogo e 3 actos, Francesco Maria Piave (e Giuseppe Montanelli), peça Simon Bocanegra por Antonio García Gutiérrez.
Aroldo
(rev. do Stiffelio) (16.8.1857 Teatro Nuovo, Rimini) 4 partes, Francesco Maria Piave
Un Ballo in maschera
(17.2.1859 Teatro Apollo, Roma) 3 actos, Antonio Somma, segundo o libreto de Scribe: Gustave III.
La Forza del destino
(10.11.1862 Teatro Bolshoi, S. Petersburgo) 4 actos, Francesco Maria Piave, (e Andrea Maffei) peça "Don Alvaro, o La Fuerza del sino" por Angel de Saavedra, duque de Rivas, e o drama de Schiller "Wallensteins Lager".
Macbeth
(19.4.1865 Théâtre Lyrique, Paris)
Don Carlos
(13.6.1855 Académie Impériale de Musique, Paris) 5 actos, Joseph Méry e Camille du Locle, poema dramático de Schiller: "Don Carlos, Infant von Spanien".
Aida
(24.12.1871 Opera House, Cairo) 4 actos, Antonio Ghislanzoni, após Auguste Mariette.
Don Carlo
(1872, Nápoles), tradução de Achille de Lauzières.
Simon Boccanegra
(rev.) (24.3.1881 Teatro alla Scala, Milão) Adições ao libreto e modificações de Arrigo Boito.
La Force du destin (rev. de La Forza del destino)
(14.3.1883, Antuérpia) Libreto traduzido e adaptado por Charles Nuitter e Camille du Locle.
Otello
(5.2.1887 Teatro alla Scala, Milão) Opera em 4 actos, Arrigo Boito, Shakespeare.
Falstaff
(9.2.1893 Teatro alla Scala, Milão) 3 actos, Arrigo Boito, das peças de Shakespeare: Falstaff e Henry IV.
(17.11.1839 Teatro alla Scala, Milão), Temistocle Solera.
Un Giorno di Regno
(5.9.1840 Teatro alla Scala, Milão) Melodramma giocoso em 2 actos, Felice Romani, a partir de Alexandre Vincent Pineu-Duval.
Nabucodonosor
(9.3.1842 Teatro alla Scala, Milão), Temistocle Solera, baseado na peça de Anicet-Bourgeois e Francis Cornue.
I Lombardi alla Prima Crociata
(11.2.1843 Teatro alla Scala, Milão), 4 actos, Temistocle Solera, baseado no poema de Tommaso Grossi.
Ernani
(9.3.1844 Teatro la Fenice, Veneza) 4 actos, Francesco Maria Piave, a partir de Hernani de Victor Hugo.
I Due Foscari
(3.11.1844 Teatro Argentina, Roma) 3 actos, Francesco Maria Piave, a partir de Lord Byron.
Giovanna d'Arco
(15.2.1845 Teatro alla Scala, Milão) prólogo e 3 actos, Temistocle Solera, a partir de Schiller, Die Jungfrau von Orleans.
Alzira
(12.8.1845 Teatro San Carlo, Nápoles) prólogo e 2 actos, Salvatore Cammarano, a partir de Voltaire's, a tragédia "Alzire, ou les Américains".
Attila
(17.3.1846 Teatro la Fenice, Veneza) prólogo e 3 actos, Temistocle Solera (e Francesco Maria Piave), a partir de Attila, König der Hunnen de Zacharias Werner.
Macbeth
(14.3.1847 Teatro della Pergola, Florença) 4 actos, Francesco Maria Piave, Shakespeare.
I Masnadieri
(22.7.1847 Her Majesty's Theatre, Londres) 4 actos, Andrea Maffei, do drama de Schiller: Die Räuber.
Jérusalem (rev. de I Lombardi)
(26.11.1847 Académie Royale de Musique, Paris) 4 actos, Alphonse Royer e Gustave Vaëz.
Il Corsaro
(25.10.1848 Teatro Grande, Trieste) 3 actos, Francesco Maria Piave, a partir do poema de Lord Byron.
La Battaglia di Legnano
(27.1.1849 Teatro Argentina, Roma) 4 actos, Salvatore Cammarano, a partir de Joseph Méry.
Luisa Miller
(8.12.1849 Teatro San Carlo, Nápoles) 3 actos, Salvatore Cammarano, baseado em Schiller: Kabale und Liebe.
Stiffelio
(16.11.1850 Teatro Grande, Trieste) 3 actos, Francesco Maria Piave, segundo a peça "Le Pasteur, ou L'Évangile et le Foyer" de Émile Souvestre e Eugène Bourgeois.
Rigoletto
(11.3.1850 Teatro la Fenice, Veneza) 3 actos, Francesco Maria Piave, segundo o drama Le "Roi s'amuse" de Victor Hugo.
Il Trovatore
(19.1.1853 Teatro Apollo, Roma) 4 actos, Salvatore Cammarano (e Leone Emanuele Bardare), peça "El Trovador" por Antonio García Gutiérrez.
La Traviata
(6.3.1853 Teatro la Fenice, Veneza) 4 partes, Francesco Maria Piave, "La Dame aux camélias" por Alexandre Dumas fils.
Les Vêpres Siciliennes
(13.6.1855 Académie Impériale de Musique, Paris) 5 actos, Augustin Eugène Scribe e Charles Duveyrier.
Giovanna de Guzman (I vespri siciliani)
(26.12.1855 Teatro Regio, Parma - Scribe e Eugenio Caimi)
Simon Boccanegra
(12.3.1857 Teatro la Fenice, Veneza) prólogo e 3 actos, Francesco Maria Piave (e Giuseppe Montanelli), peça Simon Bocanegra por Antonio García Gutiérrez.
Aroldo
(rev. do Stiffelio) (16.8.1857 Teatro Nuovo, Rimini) 4 partes, Francesco Maria Piave
Un Ballo in maschera
(17.2.1859 Teatro Apollo, Roma) 3 actos, Antonio Somma, segundo o libreto de Scribe: Gustave III.
La Forza del destino
(10.11.1862 Teatro Bolshoi, S. Petersburgo) 4 actos, Francesco Maria Piave, (e Andrea Maffei) peça "Don Alvaro, o La Fuerza del sino" por Angel de Saavedra, duque de Rivas, e o drama de Schiller "Wallensteins Lager".
Macbeth
(19.4.1865 Théâtre Lyrique, Paris)
Don Carlos
(13.6.1855 Académie Impériale de Musique, Paris) 5 actos, Joseph Méry e Camille du Locle, poema dramático de Schiller: "Don Carlos, Infant von Spanien".
Aida
(24.12.1871 Opera House, Cairo) 4 actos, Antonio Ghislanzoni, após Auguste Mariette.
Don Carlo
(1872, Nápoles), tradução de Achille de Lauzières.
Simon Boccanegra
(rev.) (24.3.1881 Teatro alla Scala, Milão) Adições ao libreto e modificações de Arrigo Boito.
La Force du destin (rev. de La Forza del destino)
(14.3.1883, Antuérpia) Libreto traduzido e adaptado por Charles Nuitter e Camille du Locle.
Otello
(5.2.1887 Teatro alla Scala, Milão) Opera em 4 actos, Arrigo Boito, Shakespeare.
Falstaff
(9.2.1893 Teatro alla Scala, Milão) 3 actos, Arrigo Boito, das peças de Shakespeare: Falstaff e Henry IV.
Arquivos
- 11/03
- 03/04
- 04/04
- 05/04
- 06/04
- 07/04
- 08/04
- 09/04
- 10/04
- 11/04
- 12/04
- 01/05
- 02/05
- 03/05
- 04/05
- 05/05
- 06/05
- 07/05
- 08/05
- 09/05
- 10/05
- 11/05
- 12/05
- 01/06
- 02/06
- 03/06
- 04/06
- 05/06
- 06/06
- 07/06
- 08/06
- 09/06
- 10/06
- 11/06
- 12/06
- 01/07
- 02/07
- 03/07
- 04/07
- 05/07
- 06/07
- 07/07
- 09/07
- 10/07
- 11/07
- 12/07
- 01/08
- 02/08
- 03/08
- 04/08
- 05/08
- 06/08
- 07/08
- 09/08
- 10/08
- 12/08
- 01/09
- 02/09
- 03/09
- 04/09
- 07/09
- 11/09
- 02/10
- 03/10
- 03/11
- 04/11
- 05/11
- 06/11
- 09/12
- 05/13
- 06/13
- 07/13
- 08/13
- 09/13
- 10/13
- 11/13
- 12/13
- 01/14
- 02/14
- 03/14
- 04/14
- 05/14
- 06/14
- 07/14
- 09/14
- 01/15
- 05/15
- 09/15
- 10/15
- 03/16