7.5.04
E o fagote tocou bem
Tocou muito bem, os terríveis stacattos de Rossini sairam limpos e com garra. Os clarinetes também estiveram bem. O resto não comento muito, coisas más demais para serem verdade. O trompete não limpou tudo, médio, mas a medo. Trompa a patinar, flautim a desafinar, sopros pouco coesos nas entradas, sempre pouco limpas. Violinos com som feio e sem coesão, notas trocadas abomináveis em momentos de grande rendilhado e delicadeza, estas notas trocadas em notas muito agudas pareciam os sons de gatos a guinchar com o rabo pisado. Simplesmente horrível, cada nota trocada uma facada em Rossini e nos nervos de quem ouve. É tempo de as notas trocadas serem meros, e raros, azares que passam bem no meio da musicalidade geral. Hoje já não é tempo de dar notas trocadas em cada meia dúzia de compassos por falta de estudo e de concentração, isso não, é inadmissível em músicos profissionais de qualquer orquestra civilizada. Houve notas trocadas para todos os gostos, nas cordas (sobretudo violinos) e nos sopros, um compositor contemporâneo poderia fazer uma nova partitura só com as notas erradas...
Rossini é difícil, requer estudo e não tocar para onde se está virado. Certo é que no tempo da estreia a coisa deveria ser muito pior de ouvir. Como seria em 1814-20?
Com orquestras formadas à pressa com instrumentistas quase amadores e instrumentos de sopro intocáveis? Com uma orquestra bem melhor, 50 anos volvidos sobre o "Turco In Italia", Wagner desistiu de levar o Tristan à cena em Viena depois de 77 ensaios!
Será que estamos demasiado exigentes com as orquestras de hoje? Creio que não, o ideal de perfeição musical hoje é mais exigente; existem termos de comparação muito elevados que provam que a qualidade é possível.
Felizmente a afinação correu melhor que o habitual nas cordas. Mas a orquestra andou toda a ópera a correr atrás dos cantores sem fazer o suporte correcto e sempre a deslizar ritmicamente.
O maestro desiludiu, perfeito em entradas, quadrado na regência, tudo igual na dinâmica, tudo uniforme na agógica, sem sal, sem perceber o que é uma partitura de Rossini e o seu sentido de humor, faltou humor na direcção. Um bom estudante de regência, um maestro vulgar em compreensão musical.
Os cantores estiveram muitíssimo bem com a excepção de Susana Teixeira, Mário João Alves já nem surpreende, é um valor certo que deveria ser mais aproveitado, contou com rigor e com espírito, muito bom este tenor português. Sobre os outros deixo a apreciação para mais tarde, apenas uma nota negativa para a voz muito descolorida sem corpo, anasalada, mal emitida, de Susana Teixeira. Não se percebe como se pode deixar esta cantora cantar com Candia, Vinco, Forte, Corbelli e mesmo com Edwards e Mário Alves. Ao nível de uma cantora de coro, mas que deve evitar cantar os solos. Claramente abaixo do naipe excelente com que contracena, da primeira à última nota.
Claro, estou a escrever sobre "O Turco em Itália", uma obra pouco escutada de Rossini, por alguma razão será. Creio que, nesta récita, se percebeu a razão do esquecimento da partitura. A música genial do mestre da intuição musical acaba por entrar, nesta obra, em repetição de fórmulas. Necessitaria de uma direcção transcendente para transformar um espectáculo agradável, e até divertido, em algo que poderia ter sido muito bom.
Como a hora vai adiantada mais tarde comentarei e desenvolverei as minhas apreciações desta produção do S. Carlos, apreciação globalmente positiva, mas a corrigir defeitos, os instrumentistas devem estudar mais e evitar os erros apontados hoje. As récitas seguintes devem ser mais cuidadas para se conseguir uma melhor fruição da obra.
Rossini é difícil, requer estudo e não tocar para onde se está virado. Certo é que no tempo da estreia a coisa deveria ser muito pior de ouvir. Como seria em 1814-20?
Com orquestras formadas à pressa com instrumentistas quase amadores e instrumentos de sopro intocáveis? Com uma orquestra bem melhor, 50 anos volvidos sobre o "Turco In Italia", Wagner desistiu de levar o Tristan à cena em Viena depois de 77 ensaios!
Será que estamos demasiado exigentes com as orquestras de hoje? Creio que não, o ideal de perfeição musical hoje é mais exigente; existem termos de comparação muito elevados que provam que a qualidade é possível.
Felizmente a afinação correu melhor que o habitual nas cordas. Mas a orquestra andou toda a ópera a correr atrás dos cantores sem fazer o suporte correcto e sempre a deslizar ritmicamente.
O maestro desiludiu, perfeito em entradas, quadrado na regência, tudo igual na dinâmica, tudo uniforme na agógica, sem sal, sem perceber o que é uma partitura de Rossini e o seu sentido de humor, faltou humor na direcção. Um bom estudante de regência, um maestro vulgar em compreensão musical.
Os cantores estiveram muitíssimo bem com a excepção de Susana Teixeira, Mário João Alves já nem surpreende, é um valor certo que deveria ser mais aproveitado, contou com rigor e com espírito, muito bom este tenor português. Sobre os outros deixo a apreciação para mais tarde, apenas uma nota negativa para a voz muito descolorida sem corpo, anasalada, mal emitida, de Susana Teixeira. Não se percebe como se pode deixar esta cantora cantar com Candia, Vinco, Forte, Corbelli e mesmo com Edwards e Mário Alves. Ao nível de uma cantora de coro, mas que deve evitar cantar os solos. Claramente abaixo do naipe excelente com que contracena, da primeira à última nota.
Claro, estou a escrever sobre "O Turco em Itália", uma obra pouco escutada de Rossini, por alguma razão será. Creio que, nesta récita, se percebeu a razão do esquecimento da partitura. A música genial do mestre da intuição musical acaba por entrar, nesta obra, em repetição de fórmulas. Necessitaria de uma direcção transcendente para transformar um espectáculo agradável, e até divertido, em algo que poderia ter sido muito bom.
Como a hora vai adiantada mais tarde comentarei e desenvolverei as minhas apreciações desta produção do S. Carlos, apreciação globalmente positiva, mas a corrigir defeitos, os instrumentistas devem estudar mais e evitar os erros apontados hoje. As récitas seguintes devem ser mais cuidadas para se conseguir uma melhor fruição da obra.
Arquivos
- 11/03
- 03/04
- 04/04
- 05/04
- 06/04
- 07/04
- 08/04
- 09/04
- 10/04
- 11/04
- 12/04
- 01/05
- 02/05
- 03/05
- 04/05
- 05/05
- 06/05
- 07/05
- 08/05
- 09/05
- 10/05
- 11/05
- 12/05
- 01/06
- 02/06
- 03/06
- 04/06
- 05/06
- 06/06
- 07/06
- 08/06
- 09/06
- 10/06
- 11/06
- 12/06
- 01/07
- 02/07
- 03/07
- 04/07
- 05/07
- 06/07
- 07/07
- 09/07
- 10/07
- 11/07
- 12/07
- 01/08
- 02/08
- 03/08
- 04/08
- 05/08
- 06/08
- 07/08
- 09/08
- 10/08
- 12/08
- 01/09
- 02/09
- 03/09
- 04/09
- 07/09
- 11/09
- 02/10
- 03/10
- 03/11
- 04/11
- 05/11
- 06/11
- 09/12
- 05/13
- 06/13
- 07/13
- 08/13
- 09/13
- 10/13
- 11/13
- 12/13
- 01/14
- 02/14
- 03/14
- 04/14
- 05/14
- 06/14
- 07/14
- 09/14
- 01/15
- 05/15
- 09/15
- 10/15
- 03/16