<$BlogRSDUrl$>

10.5.04

Campo de Sant’Ana  


Esta é a minha zona. Gosto de passear por aqui: Jardim do Torel, Casa da Galicia. Há tempos fizeram obras no jardim do Campo de Sant’Ana. Muito contestadas pelo MPT (Mov. Partido da Terra) porque implicavam deitar abaixo 24 árvores para dar lugar a um parque de estacionamento. A estátua do médico santo ficou durante um ror de tempo, uma ilha, no meio de terra batida e pedras desconjuntadas. Acabaram, finalmente, as obras e o jardim está um regalo. Agora já lá podem ir as devotas do santo, pela calçada reluzente, deixar mãozinhas e perninhas em cera e placas de agradecimento por tudo e alguma coisa, até entradas na faculdade.



Aos seus alunos dizia: «quando entrardes de noite num hospital e ouvirdes algum doente gemer, aproximai-vos do seu leito, vede o que precisa o pobre enfermo e, se não tiverdes mais nada para lhe dar, dai-lhe um sorriso».

Os habituais gansos, pavões e patos tiveram os filhotes. Mas dos treze patinhos já só restam seis, sete foram roubados, mortos ou comidos por gatos, cães ou gaivotas, são as especulações de quem ali mora. E os pavões bébés desaparecem ao segundo dia.



Na Calçada de Sant’Ana, descobri uma placa que me informa que ali onde morreu de peste e de miséria Camões. Isto foi em 1579 ou 1580, será este o prédio? Deve antes ser o lugar do prédio. Em todo o caso, Camões andou por aqui. E há aqui mais prédios bem velhinhos. Ao lado fica o convento Santana que terá sucedido ao outro, do mesmo nome, onde Camões terá sido sepultado, num canto qualquer da banda de fora do cemitério.
Foge-me, pouco a pouco, a curta vida, Se por acaso é verdade que inda vivo;
(...)Choro pelo passado; e, enquanto falo, Se me passam os dias passo a passo.
Vai-se-me, enfim, a idade e fica a pena.

Descendo a Calçada vai-se desaguar à Mouraria, ao que é hoje o Hospital de S. José e já foi o antigo Hospital Real de Todos os Santos, até 1755- tendo desaparecido curiosamente no dia de Todos os Santos- e ao Martim Moniz.



Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?