<$BlogRSDUrl$>

6.4.04

E se a moda pega! 

Lido no Público

Nos Bastidores
Terça-feira, 06 de Abril de 2004

Violinistas de orquestra alemã exigem mais dinheiro por "notas extras"

Dezasseis violinistas da Orquestra Beethoven, em Bona, querem ganhar mais do que os seus colegas porque, alegam, tocam muito mais do que os outros. Os violinistas, contratados pela câmara municipal de Bona, querem receber um extra de 90 euros por ensaio ou concerto de modo a compensar as "notas extras" que lêem ou tocam. Segundo a BBC, os 16 violinistas vão apresentar uma queixa em tribunal, em Maio. O chefe de orquestra, Laurentius Bonitz, diz que a queixa é "ridícula" e que tocar um instrumento não pode ser comparado a outra profissão. Além disso, acrescenta, quem deveria receber aumentos deveriam ser os solistas da orquestra e não os violinistas. Os músicos alemães, escreve o jornal "Daily Telegraph", ganham por mês cerca de 6200 euros, quase o dobro dos britânicos.


A novidade não é grande, já o coro do S. Carlos não toca fora das horas de expediente porque não recebem horas extraordinárias, o exemplo não é novo.

Mas se em Portugal a moda pega a sério?
Receber por nota bem dada, pagar uma multa por notas mal dadas. Notas de música por nota de euros, toma lá, dá cá!
O que teria mesmo graça seria descontar um euro por cada entrada fora de tempo, dois euros por nota trocada, 1 euro por desafinação, 1 euro por tocar forte nos pianos e vice-versa, não havia ordenado para ninguém no naipe dos violinos da OSP, pelo menos quando o concertino aparece, ainda teriam de pagar para tocar! Do coro nem se fala, ao fim de uma semana do novo regime grande parte dos coralistas estaria a ver as hipotecas executadas...


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?