<$BlogRSDUrl$>

30.4.04

Divino Sospiro na Sociedade de Geografia, dia 18 de Maio, às 21h00. 


Iskrena Yordanova e Massimo Mazzeo
Divino Sospiro na Sociedade de Geografia, dia 18 de Maio, às 21h00.Divino Sospiro é uma Orquestra barroca que tem desenvolvido trabalho na área da interpretação da música antiga e que já conhecemos da Festa da Música de 2003, dedicada ao barroco italiano, de Monteverdi a Vivaldi. É formada por músicos portugueses e por italianos residentes em Portugal, e dirigida por Massimo Mazzeo.
Deixem-me falar-vos do Massimo Mazzeo, sem cometer inconfidências. O Massimo é um italiano que se rendeu a Portugal. Vai para dez anos. Acha isto muito melhor que Itália, será possível? Menos caótico, mais ameno, nada feio. Uma boa base para dar os seus giros por Itália, onde é considerado um excelente violista. Tem ar de músico indisfarçável. Assim imagino os seus comparsas do Barroco e do Romantismo: misturem Corelli (das suas preferências) e Vivaldi. Mas é com Rossini que lhe vejo mais afinidades. É enorme, grande e alto, excelente conversador e de óptimos humores. Casado com a Iskrena , uma búlgara que de visita a Portugal, numas férias, calhou trazer o violino e, por graça, concorrer e arrebatar a uma vaga na Sinfónica. Tinha, então, dezoito anos e já lá está há dez.
Têm uma vida de casal de músicos. Sem fins-de-semana, sem férias, de manhã à noite enfiados cada um no seu quarto, a aperfeiçoar as cordas. É o tipo de profissão que nem se concebe com um parceiro de área diferente. Além de que quando estão com os amigos, músicos por sua vez, aproveitam para fazer concertos ou seguir as partituras enquanto alguém toca. Sacerdócio e casamento. Dois em um.
Programa de dia 18 de Maio: Luly, Telemann,Geminianni-Corelli, Purcell, Scarlati, Avison, Seixas. Dirigido pelo maestro Enrico Onofri,

o mítico concertino e solista do lendário grupo "Il Giardino Armonico" e uma das pessoas mais amáveis deste mundo.
Clara



Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?