<$BlogRSDUrl$>

30.7.13

Too Big to Fail 

Realizado por Curtis Hanson e produzido pela HBO, Too Big to Fail é um telefilme,  baseado no livro de Andrew Ross Sorkin, que retrata a crise económica que quase conduziu ao colapso do sistema financeiro americano com implicações no mundo inteiro. 

O mote é a falência iminente do Lehman Brothers. Com uma dinâmica assombrosa, o espectador assiste ao processo de negociações entre a banca e o governo, mergulhando no poderoso mundo da alta finança de Wall Street e como as suas decisões, durante a última década, levaram à pior crise desde a Grande Depressão. 

Um elenco de óptimos actores, no qual se destaca William Hurt no papel do Secretário do Tesouro americano Henry Paulson.


Etiquetas: , ,


27.7.13

Steve McQueen: "A Star is Born"  

Ao contrário do poema de Mário de Sá Carneiro "Quase", a Steve McQueen não lhe faltou o golpe de asa. Este génio, oriundo de terras de Sua Majestade, tem já no seu currículo duas obras notáveis "Shame" e "Hunger". Não tenho dúvidas. "A Star is Born".

Não foi fácil digerir todas as emoções que ambos os filmes me provocaram. Um denominador comum: Michael Fassbender que entrou directamente para o meu leque dos melhores actores de sempre. Duas interpretações assombrosas!

Comecemos por Shame. A acção desenrola-se em Nova Iorque e retrata a vida de um homem de sucesso, na faixa dos 30, viciado em sexo e com uma obsessão doentia pela sua irmã (Carey Mulligan,  numa excelente interpretação). 

A solidão é devastadora; os silêncios cortantes; os olhares angustiantes; um sofrimento que nos faz doer a alma! Momentos de cinema sublimes! E, atenção aos pormenores, nada aqui é por acaso... 




Baseado numa história verídica, Hunger mostra-nos a dura realidade de um dos períodos mais negros da História da Irlanda do Norte quando, em 1981, os confllitos político-religiosos atingiram o seu auge, causando efeitos absolutamente devastadores.

A acção decorre no estabelecimento prisional de Maze Prison, onde é iniciada uma greve de fome pelos reclusos, membros do grupo paramilitar IRA, liderada por Bobby Sands (Michael Fassbender) e, é através dele, que o espectador "experiencia" momentos de puro terror!

Hunger é a prova absoluta de que o ser humano é capaz das maiores barbaridades. A violência é aterradora, crua, explícita. É obrigatório destacar a cena entre Bobby Sands e o padre Dominic! O diálogo entres estes dois homens é simplesmente avassalador! 

Mas este é um filme demasiado complexo para ser analisado em breves linhas. O tema não é de todo linear, ou seja, a desumanidade com que os presos são tratados faz-nos esquecer que não estamos perante uma dialética entre "bons e maus", mas, estamos sim, perante a punição de actos hediondos com outros actos do mesmo tipo. 



Etiquetas: , , ,


19.7.13

Silver Linings Playbook 

É um exercício sempre difícil para qualquer realizador conseguir sair dos padrões típicos das comédias românticas. E Silver Linings Playbook não é excepção. 

Suscitou-me uma enorme curiosidade, na medida em que foi, de uma forma geral, aclamado pela crítica e nomeado para diversas categorias na corrida aos Óscares em 2013, o que por si só não é um grande feito, uma vez que na academia os critérios de qualidade revelam-se, com o passar dos anos, cada vez mais duvidosos. Prova disso foi a estatueta que Jennifer Lawrence arrecadou na categoria de melhor actriz quando uma das suas concorrentes era Emmanuelle Riva, por "Amour". Um autêntico sacrilégio!

Uma história cheia de clichés, em que tudo é previsível. David Russel limitou-se a contar uma história banal, com os ingredientes habituais deste género de filmes. Terá sido, seguramente, uma opção consciente, mas teria que ser mais inventivo para conseguir ir mais além. 

Bradley Cooper supreende, mas é Jennifer Lawrence que convence. A relação entres estes dois seres humanos, "psicóticos" e disfuncionais, numa luta titânica em conseguirem enquadrar-se na realidade, despertam alguma comoção e, nas suas lutas constantes contra os seus fantasmas, deliciam-nos com alguns momentos de humor irresistíveis. E vi, finalmente, Robert De Niro num papel à sua medida, o que para para mim, confessa admiradora deste grande actor, foi talvez o que mais me cativou nesta narrativa. Destaque ainda para a banda sonora que é magnífica! 

Não consigo compreender o deslumbramento à volta deste Silver Linings Playbook. Um filme simpático e divertido, apenas isso.



Etiquetas: , , ,


14.7.13

The Hunt 


The Hunt, realizado magistralmente por Thomas Vinterberg, retrata a história de um professor que vive numa pacata e recatada vila na Dinamarca e que, repentinamente, sem aviso, é confrontado com a acusação de ter perpetrado um crime de abuso sexual a uma menor. A acusação é feita pela criança que alegadamente violentou. A partir daqui, começa uma verdadeira caça ao homem. 

A dualidade do protagonista é deveras aterradora. Perseguido por um medo que lhe corrompe a alma e o impede de viver e de ser. Afinal, as crianças também mentem...

Um filme extraordinário que nos deixa uma série de interrogações, inquietações, dúvidas, angústias. Um retrato fiel de uma sociedade enferma e sem cura à vista.

Mads Mikkelsen arrecadou o prémio de melhor actor no Festival de Cannes, em 2013. Um reconhecimento mais que merecido, já que a sua interpretação é absolutamente magnífica.



Etiquetas: , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?