<$BlogRSDUrl$>

17.3.04

Solistas da Missa de Beethoven no CCB último domingo 

Soprano Ricarda Merbeth.
Meio-soprano Olga Savova
Tenor Jorma Silvasti
Baixo Kurt Moll

Que dizer dos solistas; penso que são do pior que se pode ouvir hoje em dia.
Uma concepção da vocalidade velho com utilização da voz como se fosse a única finalidade da criação musical em vez de elemento integrante e estrutural, componente, da partitura.
Dito curto e grosso: cantaram todos forte e "profissional" e utilizo esta palavra no seu significado pior; sempre igual sem modulação, sem participação, sem tratamento da voz, sem nenhum respeito pelo texto e sem uma dicção apropriada; o que é isto!?

Contudo estiveram presentes, operários de uma arte que precisaria de inspiração.
Todos andaram a fugir aos andamentos e a fazer exibicionismo da própria vocalidade que se mostrou, de facto, obsoleta e inútil.
É demasiado fácil. Parece que o Doutor Pinamonti faz de Director artístico apenas tendo como meio o auscultador do telefone. Há muita gente hoje em dia que sabe, e pode, fazer melhor do que estas velhas glórias. Ainda por cima os gostos, as técnicas, a aproximação à execução destas obras mudou profundamente nestes últimos anos e parece que o TNSC, com o Dr. Pinamonti e o Maestro Peskó à frente, nem repararam.

Começa a perceber-se porque razão Elisabete Matos cancela todos os trabalhos com o S. Carlos. Sem ser dada uma explicação cabal pela direcção.

P.M.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?