<$BlogRSDUrl$>

17.1.04

Precisamente por ser Siza 

Sei que as Torres de Alcântara não vão esquecer a cidade, as pessoas, o rio e o mundo. Serão arte, tal como disse antes, arte na cidade, "não se podem transportar de um lado para o outro", serão arte no local onde serão edificadas. E serem arte em arquitectura significa muito. A um artista do nível de Siza (e de outros ao mesmo nível) devem-se dar condições para a realização das suas obras, é um dever de todos nós enquanto membros da sociedade.

Basta-me o currículo de Siza para prever um trabalho de altíssimo nível. Arquitectura não é uma arte simples, nenhuma arte é simples, mas a arquitectura é especialmente mais complexa, vive-se em torno, e dentro, de arquitectura. Não é pintura ou escultura que se vê ou toca. Sei que Siza não é um agressor e que se lhe pedirem a agressão ele não só sairá do projecto como terá fibra ética para denunciar essa agressão. Conhecer os homens é importante, e Siza é um homem que me deixa tranquilo. Mas ser um artista será sempre o mais importante.

Há arquitectos tão bons ou melhores que Siza? Siza é o melhor? Nunca o dissémos, outros arquitectos teriam a nossa confiança, claro que sim, mas não se trata agora desse assunto.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?