<$BlogRSDUrl$>

6.1.04

Bolsa 

O modelo sobre o qual eu falei anteriormente que é usado no BNP para investimento automático na bolsa é um modelo de curtíssimo alcance, funciona com compras e vendas com períodos de minutos, a validade das previsões dissipam-se no máximo de dois dias, como se sabe quando os resultados já estão próximo do aleatório, nos papéis do Dow Jones um período útil de previsão é apenas até à sessão seguinte, não sendo utilizável de sexta para segunda. Para se ganhar dinheiro não se pode investir como particular, só um institucional pode ter resultados por causa das comissões. Os ganhos por transacção são reduzidos, têm de se realizar muitas transacções para se obter lucros consistentes. Chama-se a isso peneirar na espuma das flutuações. Ganha-se e perde-se, mas o balanço é claramente positivo, mesmo quando a bolsa cai, que é o mais importante neste modelo.
Usar este tipo de modelo para previsões para um ano completo é impossível, só quem não tem a menor noção deste tipo de fenómenos é capaz de pensar semelhante coisa, este é um modelo de curtíssimo prazo.
Investimentos utilizando modelos mais complexos com prazos maiores implicam riscos extremos, geralmente só funcionam quando o mercado está a evoluir numa direcção certa, trend. Não falarei mais sobre o mecanismo destes modelos de curto prazo.
O uso de modelos automáticos de prazo elevado, dias ou mesmo semanas, que foram infalíveis durante algum tempo e que deixaram os investidores (e teóricos) histéricos, resultaram catastóficos quando o mercado mudou subitamente de direcção. Não vou citar exemplos, mas houve um célebre investidor que se viu em muito maus lençóis... Teve a ver com a teoria de comprar de cada vez que os futuros baixavam! E não falo do Nick Leason (o bancário) por ser um caso grosseiro.
Curiosamente a Itália entra no Euro, moeda e não no futebol, por um mecanismo quase do mesmo tipo, mas isso é outra história... que um destes dias alguém contará num blogue.
Eu volto para a música.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?