<$BlogRSDUrl$>

10.12.03

A fotografia da semana por Rodrigues 

Recebida na terça feira, como sempre, por email. Metro de Tóquio, uma face perdida no espaço e no tempo.


Foto de Rodrigues


Em vertigem. Estamos em presença de uma daquelas imagens perturbantes, sobrecarregada de informação mas precisa no essencial. A luz, os letreiros em reflexo no vidro, a face perdida na leitura e o anúncio pendurado com uma face oriental são os elementos que me chamam mais a atenção.
Todo o ambiente evoca o oriente, um oriente moderno, tecnológico. Dentro da carruagem pessoas, absortas, distantes, mais distantes do fotógrafo do que a nossa imaginação do Japão.
A ideia de movimento, pressentido pela carruagem e pelas luzes desfocadas do lado esquerdo, contrapostas ao imobilismo do passageiro que lê. Estranha imagem esta: só podia ser do metro de Tóquio. Sabemos implicitamente que, mesmo sem sabermos o título da fotografia, estamos no metro de Tóquio.

E que música para escutar? Depois da vertigem da imagem e da imaginação preciso de calma, de evocação, de distância relativamente à pressão que a imagem me transmite: a iluminação artificial, o ar viciado deste metro superlotado. Sugiro um prelúdio, fuga e variação de César Franck (1822-1890), opus 18, para dois pianos com Claire Chevalier e Jos van Immerseel. Um disco da Zig Zag territoires.


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?