<$BlogRSDUrl$>

30.11.03

Um leitor escreve email sobre crítica ao concerto na culturgest 

Num texto notável um leitor escreve email a este blogue. Abro excepção de responder aqui, devido à pertinência dos temas apontados.

Com toda a razão aponta aspectos muito decisivos, que eu não foquei, mas dos quais me apercebi:
A acústica da sala da culturgest, é realmente de uma secura tremenda, pior do que isso, tem um coeficiente de amortecimento e de absorção sonora imensos, diria estarmos numa câmara anacóica. Quando um cantor vira a boca para o lado contrário à nossa posição quase que o deixamos de ouvir. A reflexão, factor essencial no projecto de uma sala de espectáculos, não existe. Mal concebido este anfiteatro, penso que se trata de uma questão de materiais.

É errado por parte da direcção do teatro agendar concertos para encher programas em salas sem condições, concordo.
O CCB será melhor, espero. Os concertos no CCb foram os que mais me agradaram devido ao factor acústica.

Naipes a melhorar: os violoncelos sempre foram um dos melhores naipes das cordas, os contrabaixos também. As violas têm subido de nível, novos instrumentistas não serão alheios a esse fenómeno e concordo com o leitor.

O concertino foi apupado por algum público, aquando da sua entrada em cena, creio que sim, mas o que se espera da vaidade oca, sem correspondência no trabalho, sem correspondência nos resultados. O público começa a fartar-se. Mas não é função do crítico referir os comportamentos do público.

Não comento muito o coro, não perco tempo com o inexistente. O "director" já mostrou a incompetência até à exautão (com raríssimos assomos de brio), é mau, muitos cantores não têm brio profissional e nem sequer se apercebem da sua falta de capacidade para o canto, a crítica no Expresso, no Público, no Diário de Notícias tem referenciado o facto. Devia ser despedido, como o leitor diz, ou promovido para um lugar inócuo como se faz em Portugal, não há dúvida. Esperam-se pateadas se subir ao palco, já fazem falta.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?