<$BlogRSDUrl$>

15.11.03

A melhor face de Pacheco Pereira 

Um excelente trabalho de José Pacheco Pereira, um blogue de estudo e de ciência. Tenho gostado de ler e volto, repetidamente, com muito prazer: Estudos sobre o Comunismo. Aqui não existe a montra de Pacheco Pereira que se encontra no seu blog mais mediático.
Aqui conhece-se o homem investigador, o homem de trabalho, e descobre-se, aprecia-se, uma paixão. É curiosa esta paixão num social democrata, diria que merece quase um estudo psicanalítico. Um fascínio sem sombra de dúvida e um prazer que me dá, e a muitos outros, quando partilha a informação e um pouco da sua alma.
O que gosto em Pacheco Pereira é a sua capacidade de pensar. O que menos gosto é o seu tom de professor zangado e o apaparicar dos seus aduladores, JPP gosta de se sentir amado. Quem não gosta? Quase toda a gente. Mas também sabe vender muito bem os seus favores mediáticos. Por isso prefiro o JPP dos estudos sobre o comunismo, o Pacheco Pereira e as suas ideias, o Pacheco Pereira mais íntimo.

Acredito que seria o homem ideal para ministro da cultura, com esta coligação no governo. Pacheco é um homem que não cede, com peso político e intelectual. Se tivesse plenos poderes e um bom orçamento teríamos cultura e um rumo no governo. Assim como estamos temos um senhor simpático e bondoso numa pasta para a qual não foi talhado.

Curioso também que um dos melhores blogues sobre o comunismo seja de JPP e não de comunistas eles mesmos. Eles não são capazes? A distância propicia uma visão superior?
Retirei uma foto de Álvaro Cunhal, Pacheco Pereira que me perdoe, Cunhal no Exílio, quem tirou a foto? Não sabemos, algures nos anos sessenta, parabéns também a Álvaro Cunhal pelos noventa anos.


CM

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?