<$BlogRSDUrl$>

25.11.03

As carapuças de um liberal! 

O Liberdade de expressão brinda-nos com mais um mimo em que procura comparar o incomparável:

A ler na revista do Expresso
A diferença entre a atitude jacobina e a atitude liberal perante a liberdade religiosa.
Em França, as adolescentes muçulmanas vão ser proíbidas por legislação especial de usar o véus islâmico nas escolas públicas.
No Reino Unido, por decisão dos tribunais, os polícias Sikh podem usar turbante.


Esquece João Miranda que as meninas são obrigadas a usar o véu mesmo que não o queiram, por imposição das famílias. E sei do que falo. Vejamos o que se passa na Meca dos Liberais que é a Áustria. Conheço raparigas sauditas que no seu meio social ou na escola usam o véu, no entanto quando saem de casa à noite, no Verão, a primeira coisa que fazem é tirar o véu sem que os pais saibam. Gostam de usar roupas descontraídas. Têm discussões em casa porque os pais as querem obrigar a andar com aquela tralha em cima, isto com temperaturas de mais de trinta graus, como este último Verão. Deprimente. O liberalismo levado às últimas consequências parece levar à cegueira e ao desvario, chega a ser pateta. Tudo serve para a propaganda, seria divertido se não fosse lamentável.

A legislação francesa apenas procura o equilíbrio entre a autodeterminação social na sociedade em que vivem as jovens e a imposição religiosa e familiar de uma sociedade fechada, e não integrada, da família e da tribo. Complicado, eu não regularia, mas as intenções do legislador são correctas.

Os polícias Sikh usam o turbante porque querem. São adultos e livres de imposições sociais. Usam o turbante com orgulho e não por imposição e com vergonha.

CM


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?