<$BlogRSDUrl$>

14.10.03

Sony Minidisc - A não comprar se pretende usar a ligação USB 


Esta companhia lançou para o mercado um sistema de minidisco portátil com uma entrada USB. Faço notar que devido à desculpa de violar a legislação sobre direitos de autor, esta entrada de dados só funciona para downlods do PC para o minidisc. Para se fazerem uploads do minidisc para o PC é necessário usar a saída áudio do minidisc em tempo real, como antigamente. A barreira não é física, uma vez que o minidisc permite fazer uploads de gravações feitas do CD do próprio PC para o minidisc, se se usar sempre o computador original. Já não permite fazer uploads para outros PCs. Mesmo assim estes uploads estão limitados a três por faixa de um mesmo CD...

Quem tiver feito uma gravação com o microfone ou de um CD normal ou de outro lado qualquer, terá de usar a entrada áudio para o PC. Existe uma companhia (EDL) inglesa que produz uma drive de transferência de dados a velocidade superior (5 vezes) e que converte o formato da Sony em wave. No entanto este aparelho custa cerca de 5000€, é usado por profissionais, rádios e jornalistas incluídos.

Um destes dias esperam-se cracks do softawre da SONY. É ilegal, mas a comunidade de utilizadores do minidisc ficará muito aliviada.

Não recomendo a compra a quem queira fazer uploads rápidos para o PC. Pelo menos enquanto não existir software que desbloqueie esta vergonhosa limitação do produto ou uma drive rápida e barata para PC, mas que tornará inútil o minidisc com entrada USB, bastando para tal o minidisc com entradas normais, nomeadamente a entrada óptica que assegura uma transferência de áudio digital muito eficaz, mas lenta.

CM


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?