<$BlogRSDUrl$>

3.10.03

O desaparecimento de alguns Blogues 

Não compreendo como alguns dos melhores blogs têm desaparecido nestes tempos, é o caso do 100nada, do minimalismo que desapareceu da forma mais bela e menos estentórea que se conhece, fechando tudo. Finalmente a Formiga de Langton explodiu de forma espantosa num terrível apocalipse cósmico.

Logo alguns dos melhores. Será que a qualidade desgasta? Que os blogues unipessoais levam ao desgaste, à auto-destruição anunciada. À exposição pública demasiado evidente. A um desequilíbrio entre as esferas íntima e pública. Temos um espaço blogosférico demasiadamente restrito e fechado. Para mim esse é o principal problema da blogosfera portuguesa. A pequenês do meio. O círculo interno das citações. Ao citar porque se está no mesmo círculo. Uma intelectualidade demasiodo fechada em si, o que leva a uma completa devassa do que se escreve, ou do que se pensa. Uma confusão entre escrita pública e a individualidade do autor.
Estarão os blogues pessoais condenados? Será a blogosfera individual uma espécie de big brother do banal, em que sobrevive o fácil, será que as audiências ocorrem ao espúrio, ao curto, ao leve, por antítese ao denso, ao pensado, maturado e reflexivo? Será a blogosfera apenas um meio para propaganda panfletária de meia dúzia de grupos já com acesso aos media? Espero que não, a criatividade da blogosfera surge precisamente na ruptura com os círculos estabelecidos e de acesso fechado. Veremos o que o futuro nos reserva...

CM


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?