<$BlogRSDUrl$>

19.10.03

Últimas notícias - Coro do S. Carlos não assassina Schumann!! 

Ontem, sábado, Festival de Mafra, biblioteca do convento, 16h30m. O coro do S. Carlos, alguns cantores portugueses e João Paulo Santos no piano e direcção; conseguiram uma interpretação digna, séria, digamos que mediana, da Peregrinação da Rosa de Robert Schumann. Um coro reduzido de 23 cantores conseguiu, com algumas excepções, nomeadamente no final, cantar sem desafinar em extremo. As vozes não desacertaram muito e não se esganiçaram ou gritaram para lá do aceitável num coro amador bom. É certo que a obra de Schumann não exige demasiado do coro, mas quem ouviu o mesmo coro na véspera e depois no sábado, quase que não acredita na transformação.

Será que as 23 vozes seleccionadas (dentro de 78 possíveis) são o melhor que o coro pode dar? Talvez. Porventura poderão ser a base para o início de um novo coro. Será que o maestro de coro afinal não é tão incompetente como se tem mostrado, ou será apenas uma questão de atitude, de brio, de vontade? De respeito para com o director do Festival: Miguel Lobo Antunes? Que em questões de respeito pelo público o coro e seu maestro não parecem muito dados.

Parece que até são capazes de qualquer coisa, pelo menos os 23 que estiveram em Mafra, num dia o péssimo (num coro muito maior creio que 50 vozes), noutro o razoável. Algo está mal. Mas tal como antes arrasei, hoje tenho de concordar que até se ouviu a peça com agrado. Os solistas estiveram razoáveis, e o pianista João Paulo Santos fez também uma leitura muito correcta do texto além de ter preparado a obra como maestro. Espera-se que esta nova postura possa continuar no futuro e que a bandalheira seja substituída por mais cuidado e trabalho. A crítica não cala por muito tempo, a paciência tem limites, afinal só se pede trabalho e boa música, a qualidade nasce do trabalho e da seriedade.

O que todos queremos é boa música. Schumann não foi a tortura que toda a gente esperava. Bem hajam por ontem, mas isso não invalida o que de péssimo tem acontecido. Esperam-se melhorias, talvez ontem tenha sido o ponto de retorno... mas duvido muito.

CM

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?