<$BlogRSDUrl$>

21.9.03

Maria João Pires e os impostos dos Jaquinzinhos 


Os Jaquinzinhos pequeno burgueses agitam-se com Maria João Pires.
Por acaso sou elitista. Sem elites já temos um país como Portugal, basta.
Precisamos de elites, precisamos de MJP. Estou-me nas tintas se custa dinheiro aos egoístas pequeno burgueses. Os mesmos rapazes que ganharam as guerras liberais e que desgraçaram o país desde os Saldanhas e Mouzinhos, passando pelas luminárias da 1ª república até Salazar, Soares, Cavaco e Guterres, os mesmos pequeno burgueses que formam a maioria da classe política, que formam a classe empresarial. Analfabetos, incultos, egoístas, incapazes. Tudo pequeno, rural, tacanho, tragicamente fechado. Sem vistas, sem relatividade, odiento, rancoroso, velhaco, invejoso. Desdenhando do belo, desdenhando do sábio, escarnecendo do verdadeiro erudito, porque incapaz de erudição.

Revelam assim a sua mente mesquinha de escravos, como diria Nietsche. Fruto de gerações de clericalismo imbecil e de anticlericalismo cego e não menos imbecil, como diria Oliveira Martins.
Foi essa gente de Malta, como diria Bocage, que matou à fome e de desespero os génios deste país, como Antero, como Pessoa, como Valadares, como Caraça. Como Aquilino, como Alcaide, como tantos outros...
Que a MJP ganhe muito dinheiro pago com os impostos dos Jaquinzinhos deste país, os meus votos mais sinceros. E que esses Jaquinzinhos fiquem rubros de raiva e que vociferem, e que escarneçam, fingindo uma ironia da qual são incapazes. Apenas sendo autores de escarninho e de desdém, desdém de manhosos.
A única transcendência vem da cultura, do saber, do génio e do seu reconhecimento. Deixemos de matar quem é capaz de criar, deixemos de matar os jovens que são asfixiados pelo ambiente imbecilizante de um país adiado e analfabeto, de um país de alcoólicos maldizentes rancorosos invejosos e analfabetos.

CM


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?