<$BlogRSDUrl$>

12.7.03

Os gatos pingados! 


Ontem passava à porta dos artistas do teatro de S. Carlos, ia ao concerto do Festival do Estoril, alguns senhores vestidos de preto, calça preta e camisa preta.
Um deles exclama, para os colegas:
-"Bora, vamos lá velar o morto!"
Risota dos músicos... e lá foram.

Claro que ri muitíssimo, para mim, com esta boca.
Mas pensando bem chego à conclusão que a dignidade de uma orquestra começa pela roupa, e a roupa que os pobres dos homens músicos da OSP usam pode ser muito prática, prática para ensaios, prática para tocar no fosso, mas não é própria para tocar em concerto.


Ele bem vestido, uma rapariga do sindicato tenta tirar-lhe a casaca!
(Com a vénia ao site do S. Carlos de onde retirei esta foto.)

Não se trata de um juiz que no seu gabinete, para trabalhar em sossego, usa um camisola branca e calça de ganga. Trata-se da única orquestra sinfónica que existe em Portugal, e se tem tocado melhor ultimamente também mereceria vestir melhor.
Os fatos de macaco são para os ensaios, por muito práticos que sejam não estão dentro da tradição cultural europeia que a orquestra tem de respeitar, a roupa é um instrumento de representação da função. Temos em Portugal a única orquestra sinfónica do mundo de gatos pingados.
Como apreciador de música e membro do público sinto-me desrespeitado pela esta indumentária casual e sindical. Chamem-me conservador, claro que sou conservador, a nossa tradição cultural também passa pelo trajo e não dispo a tradição por dá cá aquela palha...

A filarmónica de Berlim veste fato e gravata para se apresentar em ensaio geral.

Orquestra Gulbenkian, estes não são funcionários públicos:

E vestem a rigor!
(A vénia ao site da Gulbenkian.)

E o concerto? Foi tão mau, tão mau, tão mau que nem comento muito. Uma cantora que em tempos cantou bem, uns berros desafinados, falta de emissão, um grupo de histéricos aos berros para depois correr em espavento no intuito de beijar a gorda. Ao menos a sinfonia escapou... E velou-se o morto!
CM


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?