<$BlogRSDUrl$>

7.7.03

Francesco Caletti dito Cavalli 

14 de Fevereiro de 1602 (Crema) - 14 Janeiro 1676 (Veneza)
Mais conhecido que Monteverdi, no seu tempo, foi o Compositor Francesco Cavalli. Idolatrado é a palavra. Viveu entre o maneirismo e o barroco, mas o seu estilo é já o do barroco quase puro, ao contrário de Monteverdi que nasce no fim do renascimento e que atravessa os dois estilos.

Francesco Cavalli.

Cavalli foi o Autor de Giasone, a ópera mais escutada em todo o século XVII, Cavalli estudou em S. Marcos, no coro, foi organista e cantor. Todas as hipóteses apontam para ter estudado com Monteverdi e ser seu discípulo. Quando o mestre Claudio morreu, Cavalli contava com 41 anos. Viveram ambos em Veneza, era impossível não terem contacto.
O estilo inicial de Monteverdi é madrigalista, com toda a ambiguidade que a palavra pode acarretar, Cavalli é mais operático. É com este compositor que entramos declaradamente e a todo o pano na ópera barroca. Claro que a Coroação de Popea de Monteverdi é uma ópera completamente diferente do seu Orpheo escrito mais de quarenta anos antes, mas isso são outras conversas.
Os temas mitológicos estão presentes em Cavalli. As suas melodias sublinham os momentos dramáticos, quando Monteverdi os sublinhava com dissonâncias terríficas. A música em Cavalli é mais suave, mais doce. Cavalli utilizou também todos os instrumentos ao seu dispor, temos flautas doces, cornetos de madeira, trompetes metálicos, a nova gama dos violinos (do agudo ao baixo de violino, o violoncelo), timbales, cravo, orgão, harpas, alaúdes e teorbas, lirones, tudo o que se imagine na época.
Cavalli é um dos mais modernos compositores do século XVII! Gosto de Cavalli!
A ouvir: René Jacobs no Giasone um disco da harmonia mundi.

CM


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?