<$BlogRSDUrl$>

20.6.03

Quem és tu Kevin Kelly? 

Porque motivo o Liberdade de Expressão há-de citar Kelly, a propósito de sistemas dinâmicos caóticos? Ainda que me mandasse ler o Smale, que é medalha Fields e tem textos notáveis sobre a matemática da economia, mas Kelly? Que não é matemático, que usa linguagem do senso comum, que sabe menos de teoria do caos do que Francisco Loucã. Que fala de biologia. Existem uns trabalhos muito interressante de matemática da biologia, desde o May e autores russos dos anos 60, mas Kelly?
Acabaram-se os argumentos próprios e manda-me falar com um divulgador? Não, não me arrependo do que digo, quem não usa equações para explicar factos é apenas um divulgador. E lá vem a borboleta, que é o exemplo mais errado e fanhoso que se pode encontrar. Eu costumo ler quem sabe do assunto e não um Kelly. Até Scheinkman, (que esteve em Lisboa em 1998 se não me engano, ex-chairman do departamente de economia de Chicago), é melhor que Kelly. Tive oportunidade de ouvir Scheinkman num workshop aqui no ISEG, onde também participei, e gostei.
Mais informação na bibliografia(algo antiga mas com textos clássicos) ou ainda em outra ou ainda outra (pdf) sobre caos, wavelets, teoria das catástrofes, tudo com ligação à economia. Aconselho o Liberdade de Expressão a ir ler e a melhorar as citações, isto se tiver interesse pelo assunto numa perspectiva científica. Pode encontrar os trabalhos e as revistas quase todas na biblioteca do CMAF (centro de matemática e aplicações fundamentais) da Faculdade de Ciências de Lisboa, na biblioteca do ISEG, a biblioteca de matemática do Instituto Superior Técnico é muito virada para o assunto, uma vez que o CAMGSD Centro de Análise Matemática Geometria e Sistemas Dinâmicos está muito voltado para questões afins.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?