<$BlogRSDUrl$>

19.6.03


Ecce Homo ou a incompetência de Porfírio
Museu de arte antiga não abre portas a horas de almoço e a certos fins de semana

Este assunto será desenvolvido mais tarde com uma explicação técnica sobre o assunto. Sei apenas que o "Ecce Homo" uma pintura portuguesa fantástica, lindíssima, do século XVI, período maneirista, durante anos foi classificada como pintura do século XV. Hoje em plena discussão sobre os painéis de S. Vicente, sabe-se de modo certíssimo (como disse explicarei mais tarde) que essa pintura é posterior a 1565.



Ecce Homo

Fui informado que no museu de Arte Antiga, olimpicamente a asneira continua: o quadro tem um letreiro em madeira dizendo desdenhosamente: Pintura Portuguesa do Século XV, e a explicação no papelota que dá informações aos visitantes, terá escrito qualquer coisa como segunda metade do século XV. Desprezo total pelo conhecimento científico? Desprezo total pelos utentes do museu, portugueses e estrangeiros? Simples desleixo absoluto? Isto apesar do director (José Luís Porfírio) saber do assunto. Apesar dos Dagobertos Markls que por lá andam.

Quem tem este desleixo, este desrespeito total pelo visitante do museu, consegue manter o museu aberto à hora de almoço? Começo a ter dúvidas, não sei se será só uma questão de dinheiro. Será também uma questão de competência?

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?